Evento “AMODOCE’’ propõe a formação de atores socioambientais no Mauazinho

A programação do evento “Amazônia, um oceano de água doce – AMODOCE” vai até o dia 19 de julho e focará na formação de líderes e propagadores de ações socioambientais no bairro do Mauazinho

Por Fernanda Farias/ Ascom Ampa
Foto: EcoAmigos do Peixe-boi

Manaus – Com intuito de envolver a comunidade do bairro do Mauazinho nas questões sociais e ambientais mais urgentes, o Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia (PMAA), patrocinado pela Petrobras, promove o evento “Amazônia, um oceano de água doce – AMODOCE” até o dia 19 de junho, na Escola Municipal Nova Vida, zona leste de Manaus.

A abertura do AMODOCE aconteceu nesta segunda-feira (8) com palestras e dinâmicas lúdicas que trouxeram a problemática dos principais poluentes dos rios e mares, em especial o plástico, um grande vilão para a fauna aquática mundial, para os mamíferos aquáticos e também para os seres humanos.

Para encorajar as crianças, todas as atividades contaram com questionamentos; entrega de materiais didáticos e brindes; música; dança; além da entrega de materiais didáticos “conquistados” pelos seus líderes, estudantes representantes das turmas.

As atividades do PMAA têm a parceria do Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) e conta com o apoio voluntário , o grupo “EcoaAmigos do Peixe-boi” do Programa de Educação Ambiental/AMPA (PEA).

Segundo a coordenadora do Programa de Educação Ambiental, Jamylle de Souza, o objetivo do evento é potencializar as ações à favor da saúde dos ecossistemas aquáticos por meio de pequenos desafios como levar o próprio copo e evitar os descartáveis da escola.

“Hoje falamos sobre as bacias hidrográficas e como é possível atuar em prol da proteção dos mamíferos aquáticos da Amazônia, mesmo as crianças. Para isso tivemos a colaboração de convidados bastante didáticos e atenciosos que mostraram de maneira bastante simples que todos podemos colaborar”, comenta.

Durante a manhã os alunos, professores e pessoas da comunidade do bairro puderam conhecer mais sobre o Projeto Remada Ambiental, que propõe retirar lixos da bacia do Tarumã-açu, localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) Tarumã-Ponta Negra, que sofre com o lixo jogado no igarapé do gigante.

“Tivemos também a participação do Projeto Garis da Alegria, que promovem a importância da limpeza e conservação das feiras mais populares da cidade de Manaus por meio de apresentações artísticas”, explica a educadora, completando que os alunos foram receptivos e muito participativos nas atividades.

Programação

A programação do AMODOCE vai até o dia 19 de julho com assuntos atuais relativos às agendas mundiais para a proteção do ambiente e da melhoria da qualidade de ensino. As ações nos próximos encontros (12 de julho) envolvem conteúdos teóricos e práticos sobre a “Formação de líderes na Amazônia: Experiências e ferramentas”; “Divulgação e popularização da ciência: tecnologias e práticas” e “Ambientes saudáveis, água protegida”.