Em alusão ao dia dos Animais Ampa recebe homenagem na Aleam

“Olhem e se preocupem mais com os animais silvestres, porque se vocês pensam que os animais domésticos tem pouco apoio, acreditem, os silvestres estão sendo dizimados, estão ficando órfãos”, alerta a pesquisadora Vera da Silva

Por Fernanda Farias/Ascom Ampa

Manaus – Em alusão ao Dia Mundial dos Animais, a Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) recebeu, hoje (01), uma homenagem na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), pelos serviços prestados em prol da conservação dos mamíferos aquáticos da Amazônia. A propositura foi da deputada estadual Joana Darc.

A diretora administrativa da ONG, Vera da Silva, recebeu a placa e deixou um alerta à sociedade. “Cada vez que destruímos um habitat estamos destruindo a casa dos animais também. Os animais domésticos tem os humanos para cuidar, os animais silvestres só tem a natureza, então é fundamental olharmos mais e com responsabilidade para eles, principalmente aos que correm risco de extinção”, disse a pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) e coordenadora do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, que recebe o patrocínio da Petrobras.

A sessão especial em homenagem ao dia que comemora a vida animal em todas as suas formas teve como objetivo homenagear pessoas e instituições que desenvolvem trabalhos voltados a proteção e bem-estar animal. Na oportunidade também serão homenageados profissionais de saúde e cuidado animal, como médicos veterinários e biólogos.

O evento deu início às comemorações da “Virada Animal”, uma semana inteira dedicada a realização de ações de sensibilização e conscientização sobre a fauna doméstica e silvestre no Amazonas.

Em seu discurso durante a solenidade, Joana Darc, ressaltou a importância da data e dos profissionais e pessoas que se dedicam a cuidar e promover os bem-estar aos animais.

Sobre o Dia Mundial dos Animais

O Dia Mundial do Animal é comemorado há muito tempo, desde 1930. A data foi escolhida para homenagear São Francisco de Assis, que morreu no dia 4 de outubro de 1226. Quem decidiu foi o Congresso de Proteção Animal, realizado em Viena, na Áustria. São Francisco de Assis é o santo protetor dos animais.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Na oportunidade a pesquisadora do Inpa recebeu uma homenagem pelos 40 anos dedicados à pesquisa e conservação dos mamíferos aquáticos da Amazônia, e por se a primeira mulher das Américas a receber o título de membro honorário da Society for Marine Mammalogy, a maior organização internacional especialista em mamíferos aquáticos do mundo.