Primeira edição do Peixe-boi a Bordo do ano é realizada com tour pelo Bosque da Ciência

Aula prática, na floresta, ensinou sobre a importância da conservação dos ecossistemas

Por Aline Cardoso – Ascom Ampa

Durante a manhã do dia 11 de fevereiro, um total de 13 estudantes do Projeto OELA – Oficina Escola de Lutheria do Amazonas, participaram da primeira edição de 2020 do Circuito de visitação Peixe-boi a Bordo. A iniciativa é uma das estratégias do Programa de Educação Ambiental do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

A atividade foi dividida por estações temáticas, e as crianças, da Escola Municipal João Cabral de Melo Neto, com idades de 6 a 10 anos, puderam aprender sobre os mamíferos aquáticos da Amazônia, a floresta, além de conhecerem os animais dos tanques do Parque Aquático Robin Best.

Para a Danielly da Mata, educadora ambiental do OELA, as oficinas e visitações têm sempre um tema a ser seguido. “Extraímos do dia a dia delas o máximo que podemos para ensinar sobre a importância da conservação. As parcerias, esta por exemplo, são fundamentais para ampliar o conhecimento sobre o assunto proposto”, afirma a educadora.

“Nesta edição, o diferencial foi a finalização de nosso tour na Casa da Ciência. O grupo interagiu com ferramentas científicas como microscópio e binóculos além das tecnologias e outros materiais sobre o estudo e conservação do peixe-boi da Amazônia disponíveis na Exposição Tramas da Ciência”, explica Jamylle Souza, coordenadora do Programa de Educação Ambiental da Ampa.

O Peixe-boi a Bordo

O circuito de visitação no Parque Aquático Robin Best propõe um “mergulho” de aprendizado sobre os mamíferos aquáticos da Amazônia com o foco na espécie Trichechus inunguis, o peixe-boi. Guiado por biólogos e colaboradores, o grupo dialoga de dentro da floresta, no Bosque da Ciência, sobre a importância desses ecossistemas, observa os mamíferos aquáticos em reabilitação enquanto aprendem sobre sua alimentação, hábitos e importância ecológica.

Programa de Educação Ambiental

Tem como principal objetivo promover o envolvimento dos mais diferentes atores sociais no cuidado e proteção dos mamíferos aquáticos e ecossistemas associados. Atualmente as atividades de educação ambiental são realizadas para diferentes grupos locais no Parque Aquático Robin Best no Inpa/MCTIC, escolas de Manaus e nos interiores, além de comunidades ribeirinhas.