Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia realiza ações de Educação Ambiental com Público Infantil

O Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, realiza com o patrocínio da Petrobras, atividades educativas em prol da Primeira Infância em Centros de Educação

Texto e foto: Fernanda Farias – Ascom Ampa

O Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia realizou neste mês 2 atividades de Educação Ambiental com alunos de 4 e 5 anos do Centro Municipal de Educação Infantil Abelhinha, no bairro Caroado II, Zona Leste de Manaus.

O intuito da atividade é trabalhar com as crianças da primeira infância artes integradas para que as crianças possam absorver melhor o conteúdo. “É muito importante desde cedo trabalhar as questões ambientais com as crianças e as atividades artísticas ajudam no entendimento”, comentou a coordenadora de Educação Ambiental, Jamylle de Souza.

Ainda de acordo com a coordenadora, além de levar as informações sobre os mamíferos aquáticos da Amazônia, a ação conseguiu incentivar a criatividade, a autonomia e responsabilidade ambiental nas crianças.

“Ao explorar o universo simbólico e físico, emoções e interações, é possível desenvolver de forma lúdica conhecimentos sobre a conservação do Bioma Amazônia e todos os seres que nele vivem”, explica Souza.

O Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e é executado pela Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) e recebe apoio do Laboratório dos Mamíferos Aquáticos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Programação

No primeiro dia de atividade, 10 de setembro, os alunos do CMEI Abelhinha participaram da atividade “Cine – Conhecendo os Mamíferos Aquáticos da Amazônia”, onde assistiram desenhos sobre os cinco mamíferos aquáticos da Amazônia: peixe-boi, boto-vermelho, tucuxi, ariranha e lontra e também sobre a lenda do boto-vermelho.

Já no segundo encontro, 17 de setembro, as crianças puderam conhecer mais sobre o boto-vermelho junto a leitura da cartilha “O Boto-vermelho precisa viver”, elaborado pelo Projeto. Também participaram de uma dinâmica com a música “oi, peixe-boi” onde aprenderam a cantar, e por último confeccionaram esculturas de massa de modelar dos mamíferos aquáticos.

O Projeto ainda fez a doação de 120 cartilhas do “O boto-vermelho precisa viver” e mais 30 cadernos para a escola distribuir para os alunos.

Segundo o diretor da Ampa, Ricardo Romero, a intenção é que essas atividades sejam contínuas. “Pretendemos realizar outras atividades junto aos alunos da CMEI Abelhinha, envolvendo cada vez mais os alunos na temática da conservação dos animais e de seus habitats, sempre de forma bastante lúdica. Esta é a primeira escola com crianças de primeira infância que atuamos diretamente e estamos bem felizes por aproximá-los dos mamíferos aquáticos da Amazônia, pensando na preservação das espécies”, disse.