Programa de Educação Ambiental

O Programa de Educação Ambiental (PEA) da Associação Amigos do Peixe-Boi tem como principal objetivo promover o envolvimento dos mais diferentes atores sociais no cuidado e proteção dos mamíferos aquáticos da Amazônia e ecossistemas associados.

Atualmente, a AMPA promove dezenas de atividades de educação ambiental para os mais diferentes grupos, em locais como Pq. Aquático Robin Best no Inpa/MCTIC, escolas de Manaus e nos interiores, além de comunidades ribeirinhas.

 

Por meio da popularização científica e realização de atividades interativas, a AMPA desenvolve palestras, exposições, jogos, dinâmicas, apoia e promove eventos e iniciativas  que fomentem a proteção da fauna aquática, valorizando os saberes e práticas locais saudáveis construídas nesses ambientes.

O PEA ocupa-se de três aspectos de cuidado na efetivação das ações:  Dialogar (Reconhecer as características socioambientais do grupo, os saberes e o tipo de interação com os mamíferos aquáticos para readequar melhor as atividades desenvolvidas); Informar e sensibilizar (construir e aprofundar conhecimentos e chamar atenção para as problemáticas-chave); Co-responsabilizar (Buscar uma inserção da temática abordada, fortalecendo o protagonismo estudantil e interdisciplinar no alcance de soluções práticas e acessíveis  por meio de ideias e ações para a proteção dos mamíferos aquáticos e melhoria da qualidade de vida das pessoas nesses ecossistemas compartilhados).