A primeira soltura de cinco peixes-bois aconteceu em maio deste ano, no médio Rio Uatumã, dentro da RDS do Uatumã
Por Fernanda Farias – Ascom Ampa
Balbina – Amazonas
Mais uma etapa do processo de soltura do projeto ‘Soltura Peixe-boi Balbina’ foi realizada pelas equipes da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) e da Eletrobras Eletronorte, no Centro de Preservação e Pesquisa de Mamíferos e Quelônios Aquáticos (CPPMQA), em Balbina (AM), no dia 21 de dezembro.
O biólogo Diogo de Souza conta que nesta etapa foi realizado o manejo de seis peixes-bois machos com idade entre 4 e 12 anos, que foram transferidos dos tanques de fibra do Centro para o recinto de aclimatação.
“Antes do transporte, os animais foram pesados e medidos como parte do acompanhamento da saúde dos animais. Outros nove animais já encontram-se no processo de aclimatação no lago”, explica.
A fase de aclimatação no lago de semicativeiro antecede a soltura definitiva dos animais no ambiente natural, como explica o biólogo. “É muito importante que os animais passem por essa fase porque lá eles terão contato com algumas condições da natureza”.
Soltura na RDS do Uatumã
A primeira soltura de cinco peixes-bois do projeto aconteceu em maio deste ano, no médio Rio Uatumã, dentro da RDS do Uatumã, por ter as características necessárias para a sobrevivência dos peixes-boi.
Para o biólogo Diogo de Souza é importante que o local tenha alimento para os animais, como plantas aquáticas em abundância; pouco histórico de caça e, principalmente, o apoio das comunidades locais, tanto na proteção dos animais quanto no monitoramento pós-soltura.
A previsão é que ocorra a soltura de mais seis animais em abril de 2025 na mesma região da soltura pioneira do ano passado.
Educação Ambiental
Uma atividade fundamental no projeto de soltura é a educação ambiental realizada com as comunidades do entorno da reserva ambiental. Ao longo do ano, a equipe de educação ambiental da Ampa, realiza diversas ações para que a comunidade possa compreender todas as etapas do processo, do resgate ao monitoramento pós-soltura.
Veja mais:
Ampa e Eletrobras Eletronorte realizam exames em peixes-bois para etapa de semicativeiro
Ampa e Eletrobras Eletronorte acompanham monitoramento de peixes-bois soltos na natureza
Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Inpa comemora 50 anos de ações em prol da conservação