A translocação dos peixes-bois para o lago de semicativeiro é uma das etapas do Programa de Reintrodução do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, que possui patrocínio da Petrobras, e será realizada em três etapas
Por Fernanda Farias – Ascom Ampa
Vítimas da caça ilegal, 12 peixes-bois, que atualmente vivem nos tanques do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), serão levados para um lago seminatural em Manacapuru (68 km da capital Manaus), nesta terça-feira (21), como parte do Programa de Reintrodução de peixes-bois do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, que é executado pela Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa).
A transferência das sete fêmeas e cinco machos será realizada em três etapas. A primeira será no dia 21 de agosto (terça-feira), onde serão translocados quatro animais dos tanques, a segunda será no dia 28 de agosto e a última será no mês de setembro.
De acordo com o responsável do Programa de Reintrodução do Projeto Mamíferos Aquáticos que atua em parceria com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Inpa, Diogo Souza, a etapa de semicativeiro é de extrema importância para facilitar a adaptação dos animais aos rios.
“Essa etapa de semicativeiro é super importante porque favorece a readaptação gradual dos animais à natureza, já que o lago oferece as condições naturais dos rios da Amazônia”, explica o biólogo, acrescentando que o lago fica às margens do rio Solimões e sofre influência desse rio. “É um lago de piscicultura, onde as águas do rio se conectam com o lago trazendo um aporte de nutrientes e aumento de ofertas de plantas”.
O semicativeiro está localizado na Fazenda Seringal 25 de Dezembro, no quilômetro 74, na área rural de Manacapuru, no ramal do Lago do Calado. No local, ainda segundo Souza, que é mestre em em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Inpa, no lago, os peixes-bois têm a oportunidade de entrar em contato com outras espécies como peixes e quelônios, além de explorar o substrato e a superfície do lago à procura de alimento.
Souza explica que essas atividades tiveram início em 2008 e até agora já foram devolvidos para a natureza 23 animais. “Essas ações são de extrema importância para essa espécie endêmica e ameaçada, e um dos principais parceiros nessas atividades é a Petrobras, quem patrocina o Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia há muito tempo”, comenta.
Translocação
A ação de translocação dos 12 peixes-bois começa na madrugada do dia 21 de agosto, às 4h, com a secagem dos tanques para retirar os animais. Às 5h o comboio segue para o lago, e a previsão de chegada em Manacapuru é 7h30, com retorno para Manaus às 9h. As demais translocações, do dia 28 de agosto e do mês de setembro, funcionarão da mesma forma que a primeira.
A atividade faz parte do Programa de Reintrodução de Peixes-bois da Amazônia, coordenado pela pesquisadora do Inpa, Vera Silva, coordenadora do LMA e do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia. A ação conta também com o apoio do Projeto Museu na Floresta, uma parceria entre o Inpa e a Universidade Kyoto, do Japão.
Serviço
O quê? Pré-soltura de 12 peixes-boi da Amazônia que vivem nos tanques do Inpa que serão levados para um lago (semi-cativeiro), em Manacapuru.
Quando? 21 de agosto (terça-feira), 28 de agosto e setembro.
Onde? Saída do Inpa, Campus I – Aleixo, com destino a Manacapuru.
Horas? Às 4 horas da manhã, no Inpa