As comunidades do Rio Negro e a convivência com a fauna de mamíferos aquáticos

Levantamento busca entender a relação entre a vida humana e animal na localidade

Ascom AMPA – Aline Cardoso

Atividades de mapeamento participativo de mamíferos do Rio Negro estão sendo realizadas pela equipe de pesquisadores do Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA/MCTI.

A iniciativa é realizada pelo Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, que recebe o patrocínio da Petrobras e é executada pela Associação Amigos do Peixe-boi – AMPA.

De acordo com o biólogo do Projeto, Lucas Spinelli, o levantamento – que ainda está em andamento – prevê reuniões com os comunitários da área e reserva do baixo Rio Negro onde há pesca comercial e artesanal e como é feito o uso dessas áreas e a interação com esses animais.

“Nas reuniões identificamos no mapa, os lagos, os igarapés, incluindo o arquipélago de Anavilhanas e de que forma as áreas de uso para a pesca são compartilhadas com os botos-vermelhos, tucuxis, ariranhas e peixes-bois por localidade. Além disso, é importante sabermos como se dá a interação entre os pescadores com estes animais na hora da pesca”, explica Spinelli.

Estas informações vão compor um panorama de atividades desenvolvidas pelo Projeto, servindo de base para estudos futuros.

mapeamento-no-rio-negro-comunitarios
Reunião com comunitários do baixo Rio Negro