Levantamento busca entender a relação entre a vida humana e animal na localidade
Ascom AMPA – Aline Cardoso
Atividades de mapeamento participativo de mamíferos do Rio Negro estão sendo realizadas pela equipe de pesquisadores do Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA/MCTI.
A iniciativa é realizada pelo Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, que recebe o patrocínio da Petrobras e é executada pela Associação Amigos do Peixe-boi – AMPA.
De acordo com o biólogo do Projeto, Lucas Spinelli, o levantamento – que ainda está em andamento – prevê reuniões com os comunitários da área e reserva do baixo Rio Negro onde há pesca comercial e artesanal e como é feito o uso dessas áreas e a interação com esses animais.
“Nas reuniões identificamos no mapa, os lagos, os igarapés, incluindo o arquipélago de Anavilhanas e de que forma as áreas de uso para a pesca são compartilhadas com os botos-vermelhos, tucuxis, ariranhas e peixes-bois por localidade. Além disso, é importante sabermos como se dá a interação entre os pescadores com estes animais na hora da pesca”, explica Spinelli.
Estas informações vão compor um panorama de atividades desenvolvidas pelo Projeto, servindo de base para estudos futuros.