Parceria com Eletrobras Eletronorte é firmada para soltura de peixes-bois da Amazônia

A iniciativa já tem data certa para começar e vai se estender por um período de três anos

Ascom AMPA – Aline Cardoso

Uma parceria foi firmada entre a Associação Amigos do Peixe-boi – AMPA e a Eletrobras Eletronorte com o objetivo de trabalhar em colaboração, na avaliação dos peixes-bois da Amazônia em cativeiro que apresentem potencial para soltura.

Estes são animais que vivem em cativeiro há bastante tempo – um deles tem cerca de 30 anos – então um projeto de soltura se faz necessário. E nada melhor que contar com a parceria da AMPA, que é referência no assunto.

“A gente recebe os animais, que são apreendidos ou estão doentes e nós os recuperamos. Contudo, não temos um projeto de soltura. E essa parceria com a AMPA é exatamente para suprir essa lacuna. Para fecharmos o ciclo de receber o animal, recuperá-lo e, por fim, devolvê-lo à natureza”, afirma José Pierre, analista ambiental da Eletronorte.

O projeto terá duração de três anos, porém ainda é cedo para determinar as datas de soltura e a quantidade de animais que poderão ser soltos. “Isso acontece porque temos animais que estão conosco há muito tempo em cativeiro, a exemplo deste que mencionei, de 30 anos. Será que ele teria condições de se adaptar à natureza? Precisamos, antes de tudo, ter um estudo, não apenas de sanidade, mas também de capacidade de adaptação”, explica Pierre.

A AMPA, por desenvolver projetos de soltura de peixe-boi e ter experiência, foi a escolhida entre as instituições por ter o perfil, expertise e capacidade necessária para executar esse projeto.

Para Vera da Silva, bióloga e pesquisadora do INPA, “este projeto será benéfico não só para a AMPA, mas também para os animais em cativeiro em Balbina, que terão a chance de voltar a viver no ambiente natural, de onde nunca deveriam ter saído. Neste processo, vamos estudar e conhecer mais sobre a saúde e o comportamento desses mamíferos aquáticos”, conclui.

Sobre a AMPA

A Associação dos Amigos do Peixe-boi – AMPA, criada em 2000, é uma Organização da Sociedade Civil de direito privado e sem fins lucrativos que luta pela proteção e conservação dos mamíferos aquáticos da Amazônia. 

Com o objetivo de apoiar a pesquisa científica através de captação de recursos e promover a conservação destas espécies, realiza uma série de atividades por meio de projetos socioambientais.