Projeto comemora dia Mundial do Meio Ambiente na RDS Puranga-Conquista

A equipe do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia realizou atividades lúdicas sobre a conservação dos mamíferos aquáticos da região amazônica na comunidade do ‘Pagodão’

Por Fernanda Farias – Ascom Ampa

Com o intuito de mostrar a importância do peixe-boi da Amazônia e do boto-vermelho, assim como dos ecossistemas aquáticos, o Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, realizou atividades lúdicas sobre a conservação das espécies na comunidade do ‘Pagodão’ localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga-Conquista (50 km de Manaus).

O evento, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, foi organizado pela Gestão da RDS, que é vinculada à Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Amazonas (Sema); contou ainda com a parceria da Amazonas Energia e da participação da equipe do PMAA.

Segundo o diretor da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), Ricardo Romero, foi importante a comunidade conhecer mais sobre as espécies e as atividades que o Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia realiza para a conservação destes animais.

“Após uma palestra sobre os mamíferos aquáticos e as principais ações do Projeto, foi realizado um jogo de perguntas e respostas com as crianças reforçando os assuntos ali abordados. A cada resposta certa, as crianças recebiam um brinde do Projeto como cartilha, lápis/régua, jogos da memória e outros”, explica Ricardo Romero.

Os participantes que mais acertaram as questões foram contemplados com brindes do Projeto, como agendas, camisetas, cartilhas e cadernos.

O diretor conta, que na oportunidade, foi realizada também entrevistas com a comunidade com o objetivo de entender mais sobre a percepção dos moradores locais a respeito dos mamíferos aquáticos e as possíveis interações entre os comunitários e os animais.

Sobre o PMAA

O Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, patrocinado pela Petrobras, é executado pela Ampa e tem como seu principal parceiro o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC).

O Projeto tem como principal objetivo proteger as espécies-chaves de mamíferos aquáticos e os ecossistemas aquáticos da Amazônia por meio de estudos científicos e da integração com as comunidades ribeirinhas, que aprendem a utilizar de forma sustentável os habitats, e dessa forma atuam na conservação destas espécies vulneráveis presentes na lista vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).