Você sabia que a alimentação dos filhotes de peixe-boi recebe atenção especial?

Os filhotes são resgatados geralmente com poucos dias de vida, então uma dieta láctea com características próximas ao leite materno é de suma importância para a sua sobrevivência e desenvolvimento pleno enquanto são reabilitados.

Os peixes-bois mamam por um período de dois anos até iniciarem a alimentação sólida – composta por vegetais e plantas aquáticas.
“Ao longo dos anos fizemos uma série de adaptações na alimentação dos filhotes. Baseadas em estudos de análise da composição do leite da fêmea de peixe-boi conseguimos chegar numa fórmula equivalente, usando leite sem lactose, por exemplo. Os itens que compõem essa dieta láctea constituem uma parte importante dos custos para a manutenção do plantel.

A participação de organizações e parceiros externos nos permite enfrentar situações adversas, e algumas vezes imprevisíveis, como o aumento do número de filhotes ano a ano”, afirma Anselmo d’Affonseca, presidente da AMPA e veterinário do INPA.

Segundo ele, em 2009 o número de animais resgatados girava em torno dos 10. No ano passado foram 17! “Nesses momentos fica evidente a importância do apoio de entidades, como o @forum.animal, para mantermos um pleno atendimento às necessidades nutricionais dos filhotes”, conclui d’Affonseca.

Você tem interesse em contribuir com a nossa causa? Entre em contato por DM ou mande um e-mail para ampa@ampa.org.br.