Quem somos

A Associação dos Amigos do Peixe-boi – AMPA, criada em 2000, é uma Organização da Sociedade Civil de direito privado e sem fins lucrativos que luta pela proteção e conservação dos mamíferos aquáticos da Amazônia. Com o objetivo de apoiar a pesquisa científica através de captação de recursos e promover a conservação destas espécies, realiza uma série de atividades por meio de projetos socioambientais.

Nosso foco é propiciar à sociedade um convívio saudável com a fauna da Bacia Amazônica. Trabalhamos com indivíduos e organizações, visando assegurar que as espécies animais e suas populações convivam em seu ambiente natural em harmônica relação com as comunidades locais.

A AMPA se consolida como um dos principais parceiros do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, uma autarquia do Ministério da Ciência Tecnologia, Inovação e Comunicações – MCTIC, na proteção dos mamíferos aquáticos da Amazônia. Essa parceria mantém um grupo de peixes-bois nos tanques do Parque Aquático Robin Best, junto ao Bosque da Ciência/INPA, que funciona como centro de reabilitação desses animais que foram resgatados nos mais diferentes cenários.