A AMPA

A AMPA é uma Organização da Sociedade Civil de direito privado e sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem por objetivo promover a pesquisa, a proteção e a conservação dos mamíferos aquáticos da Amazônia. Criada por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa (MCTIC) e do Centro de Preservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos – CPPMA, mantém relação estreita com essas instituições, firmando parcerias importantes.

Nesse contexto, a AMPA se consolidou como um dos principais parceiros do Inpa, uma autarquia do Ministério da Ciência Tecnologia, Inovação e Comunicações – MCTIC, na proteção dos mamíferos aquáticos da Amazônia. Essa parceria mantém um grupo de animais nos tanques do Parque Aquático Robin Best, junto ao Bosque da Ciência/Inpa, que funciona como centro de reabilitação de animais resgatados nos mais diferentes cenários.

O foco da Organização é de propiciar a sociedade um convívio saudável com a fauna da Bacia Amazônica. Trabalhamos com indivíduos e organizações, visando assegurar que as espécies animais e suas populações convivam em seu ambiente natural em harmônica relação com as comunidades locais.

Os mamíferos aquáticos da Amazônia são: o peixe-boi da Amazônia (Trichechus inunguis), o boto-vermelho (Inia geoffrensis), o tucuxi (Sotalia fluviatilis), a ariranha (Pteronura brasiliensis) e a lontra (Lontra longicaudis).