Ampa divulga suas ações de conservação em Conferência na Espanha

Pesquisadores terão a oportunidade de divulgar as ações do Projeto e também de trocar experiências com especialistas de outros Projetos visando o aprimoramento das metodologias aplicadas.

Por Aline Cardoso – Ascom Ampa

Entre os dias 9 a 12 de dezembro de 2019, pesquisadores que atuam no Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, executado pela Ampa, irão apresentar resultados de estudos em conferência realizada em Barcelona, na Espanha. O evento, World Marine Mammal Conference – sigla em inglês para Conferência Mundial de Mamíferos Marinhos, é dedicado a engajar um diálogo intercultural e interdisciplinar para melhorar o entendimento da ciência e da conservação de mamíferos marinhos. 

De acordo com Diogo de Souza, biólogo e coordenador do Projeto de Reintrodução dos Peixes-bois da Ampa, a participação na conferência é uma excelente oportunidade de divulgar internacionalmente as atividades do Projeto. “É importante fazer esse intercâmbio institucional e conversar com outros projetos sobre suas atividades, desafios e experiências positivas que deram certo em outro lugar e também falar sobre as ameaças que os mamíferos aquáticos estão enfrentando atualmente”, afirma Souza.

A participação da equipe será por meio de apresentações de três trabalhos: “Agressão de filhotes e possível infanticídio em boto (Inia geoffrensis)”, autoria de Dra. Vera da Silva; “Abundância de boto-vermelho em uma área de grande interesse turístico e implicações para seu manejo”, por Sannie Brum; e “Evidências de Sucesso do Programa de Reintrodução de Peixes-bois na Amazônia do Brasil”, de Diogo de Souza, este último em um workshop a ser realizado no dia 8, na pré-conferência.

Além das apresentações, haverá um stand sobre o Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia e a Ampa com informações sobre as ações realizadas no âmbito do Projeto.

Sobre a WMMC

O WMMC, sigla em inglês para Conferência Mundial de Mamíferos Marinhos, é uma iniciativa da SMM e ECS – siglas em inglês para Sociedade de Mamíferos Marinhos e Sociedade Europeia de Cetáceos, respectivamente, co-organizada pela Universidade de Barcelona. Reúne cientistas, legisladores, educadores e estudantes do mundo todo para discutir a ciência mais empolgante do mundo e questões de conservação mais urgentes.

A AMPA

A Associação dos Amigos do Peixe-boi – AMPA, criada em 2000, é uma organização sem fins lucrativos que luta pela proteção e conservação dos mamíferos aquáticos da Amazônia. Com o objetivo de apoiar a pesquisa científica através de captação de recursos e promover a conservação destas espécies, realiza uma série de atividades por meio de projetos socioambientais.

O Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia

Executado pela AMPA, o Projeto é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e tem como principal objetivo proteger as espécies de mamíferos aquáticos e os ecossistemas aquáticos da Amazônia por meio dos estudos de ecologia, história natural e comportamento desses animais, e a integração com as comunidades ribeirinhas e uso sustentável dos recursos naturais (habitats).