Inpa e Ampa se reúnem com órgãos ambientais para traçar estratégias para a seca

As ações em conjunto com os órgãos ambientais visam minimizar a mortandade dos mamíferos aquáticos nos lagos mais afetados pela seca

Fernanda Farias – Ampa

A mortandade de mamíferos aquáticos durante a seca de 2023 foi expressiva, nos municípios de Coari e Tefé. Para minimizar os efeitos do fenômeno, o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), em parceria com a Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), reuniu com órgãos ambientais do Estado para traçar estratégias conjuntas.

“A nossa principal preocupação é sermos pegos desprevenidos durante a seca. O LMA sozinho não consegue monitorar tudo, então precisamos do apoio de todas as instituições ambientais. Tivemos uma conversa preliminar para organizarmos e montarmos equipes com ponto focal para cada assunto, desde coisas mais básicas até a arrecadação de recursos para a ação”, explica a pesquisadora do Inpa, Vera da Silva.

Durante a reunião foi apresentado os dados sobre a mortandade de animais na seca do ano passado assim como os principais problemas enfrentados. Conforme dados de pesquisa da professora da Ufam e colaboradora da Ampa, Waleska Gravena, em 2023, a seca extrema registrou 121 mortes de botos-vermelhos e tucuxis, e ainda obteve 42 registros de carcaças de peixes-bois somente na região de Coari.

“As instituições não esperavam o efeito devastador da seca do ano passado e fomos pegos de surpresa. Faltou tempo para um planejamento, para identificar quais instituições podiam, naquele momento, somar forças para ações mais concretas e agora estamos nos antecipando para ações serem mais sólidas”, comenta Gravena.

Instituições parceiras

Participaram da reunião o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas),   Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Coari, Instituto Sea Shepherd, Wildlife Conservation Society (WCS), Petrobrás, Transpetro, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA/AM), Marinha do Brasil, Exército.

Siga a Ampa nas Redes Sociais: @ampa.peixeboi