Ampa e Inpa recebem primeiro filhote de peixe-boi resgatado deste ano 

Com aproximadamente quatro meses de idade, o filhote foi encontrado emalhado por um pescador do município de Urucurituba (AM)

Assessoria de comunicação – AMPA

Um filhote de peixe-boi foi resgatado no município de Urucurituba (AM) pela Polícia Militar Ambiental e levado, na noite da terça-feira, 20, ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) onde receberá os cuidados necessários para a reabilitação até ser devolvido à natureza.

O filhote é uma fêmea de aproximadamente quatro meses de idade e foi encontrada em uma malhadeira por pescadores da comunidade São Sebastião.

Esse é o primeiro filhote resgatado que o Inpa recebe este ano e alerta aos pescadores para que fiquem atentos quando avistarem um peixe-boi nas malhadeiras.

Primeiro filhote de peixe-boi que chega ao INPA
Filhote de peixe-boi recebendo cuidados do tratador

“Quando o filhote fica preso na malhadeira o melhor a ser feito é retirá-lo com cuidado da rede e logo devolvê-lo aos rios porque a mãe está por perto”, recomenda o veterinário Anselmo d’Affonseca. 

Os filhotes de peixes-bois mamam até os dois anos de idade e separá-los da mãe é  muito ruim, explica a pesquisadora do Laboratório dos Mamíferos Aquáticos (LMA) do Inpa, Vera da Silva.

“No Inpa eles recebem os cuidados necessários para a reabilitação, mas para que eles sejam devolvidos aos rios, eles vão passar por várias etapas e isso leva alguns anos”, finaliza.

Projeto Peixe-boi 

O projeto peixe-boi é uma parceira do LMA do Inpa com a Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) e recebe o apoio do SeaWorld Orlando para executar as ações de soltura dos animais.

O Fundo de Conservação do SeaWorld realizou uma doação para apoiar todas as etapas para a conservação do peixe-boi da Amazônia, reabilitação, manejo, educação ambiental, etapa de semicativeiro, soltura e monitoramento.

O Programa de Soltura de Peixes-bois da Amazônia já devolveu mais de 40 animais à natureza e mais de 60 estão em processo de reabilitação.

Siga a AMPA no instagram: @ampa_peixeboi