Peixes-bois do semi cativeiro passam por bateria de exames pré-soltura

Os exames são feitos periodicamente para selecionar os animais aptos para voltar à natureza

Por Aline Cardoso – Ascom Ampa

No dia 10 de março de 2020, a Associação Amigos do Peixe-boi – AMPA fez uma força-tarefa para verificar as condições de saúde dos peixes-bois que estão no lago de semi cativeiro, localizado na Fazenda Seringal 25 de Dezembro, no município de Manacapuru (distante 98 km da capital Manaus).

A equipe, composta por biólogo, veterinários, técnicos e pescadores experientes, trabalhou por dois dias para capturar os 10 animais. Os peixes-bois foram medidos, pesados, e coletadas amostras biológicas como fezes, sangue e urina para avaliar as condições clínicas. Os resultados vão apontar quais os animais estão em condições favoráveis e aptos para a soltura definitiva na natureza, marcada para o mês de abril de 2020.

Para o biólogo e coordenador do Programa de Reintrodução, Diogo de Souza, essa etapa é um importante passo para a adaptação dos animais à vida na natureza. “A permanência em semi cativeiro é de no mínimo 1 ano, para que eles se aclimatem às condições naturais do ambiente, como a turbidez da água, alimento e reduzir o  contato com humanos”, afirma o biólogo.

Alguns peixes-bois receberão um cinto transmissor VHF para serem monitorados por até dois anos. O monitoramento pós-soltura dos peixes-bois é extremamente importante para avaliar o sucesso de adaptação dos animais às condições do ambiente natural. Segundo Souza, “o sucesso da reabilitação de filhotes órfãos de peixe-boi da Amazônia, permitiu dar a estes animais uma segunda chance para que eles possam viver na natureza, e a etapa de monitoramento pós-soltura nos possibilita acompanhar os movimentos e avaliar as condições de saúde dos peixes-bois no rio”.

Colabore com a campanha Devolvendo Peixes-bois da Amazônia à Natureza

A meta da Campanha de financiamento coletivo da AMPA é R$ 35.000,00 e será destinado para cobrir os custos de monitoramento de cinco dos 10 animais que serão devolvidos à natureza no próximo mês de abril.

https://www.kickante.com.br/campanhas/devolvendo-peixes-bois-da-amazonia-natureza

“Esses custos incluem a compra de combustível para a embarcação e pagamento de assistentes de campo (comunitários da Reserva Piagaçu-Purus) durante um período de seis meses, em 2020”, explica o biólogo que é mestre em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Inpa.

Caso a meta de arrecadação seja ultrapassada, o tempo de monitoramento dos animais será ampliado. “Isso melhora nossa avaliação sobre a adaptação dos animais e aumenta a coleta de informações ecológicas para a conservação da espécie. Caso a meta não seja alcançada, diminuiremos o tempo de monitoramento dos animais”, alerta.

Sobre a Ampa

A Associação dos Amigos do Peixe-boi, criada em 2000, é uma Organização da Sociedade Civil de direito privado sem fins lucrativos que luta pela proteção e conservação dos mamíferos aquáticos da Amazônia. Tem o objetivo de apoiar a pesquisa científica através de captação de recursos, e realiza uma série de atividades por meio de projetos socioambientais e construção de políticas públicas para a conservação destas espécies.