Seis fêmeas de peixe-boi são levadas do Inpa para o semicativeiro

A estimativa é que os 12 peixes-bois, que estão no semicativeiro, participem da etapa de soltura em meados de junho

Assessoria de comunicação

Seis peixes-bois fêmeas do plantel do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) foram levadas pela equipe da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), PREVET e LMA/Inpa para o semicativeiro, etapa que antecede a soltura dos animais aos rios.

Segundo a pesquisadora do Inpa e coordenadora do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, Vera da Silva, a etapa de translocação para o semicativeiro é de extrema importância para a adaptação dos peixes-bois à natureza.

“É a etapa que antecede a soltura definitiva dos animais para os rios, logo após a soltura os animais serão monitorados para verificar como estão se adaptando”, explica a pesquisadora.

No começo do mês de janeiro seis peixes-bois foram levados para o semicativeiro na fazenda Santa Rosa, na comunidade do Caldeirão, em Iranduba, onde além de conviverem com outras espécies aquáticas, recebem alimentos naturais.

Parcerias e apoio

A soltura dos peixes-bois da Amazônia é uma parceria da Ampa com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Inpa, conta com o apoio do INPA/MCTI, da Fazenda Santa Rosa e com o patrocínio do Fundo de Conservação do SeaWorld. 

O Fundo de Conservação do SeaWorld realizou uma doação para a Ampa para contribuir em todas as etapas para a conservação do peixe-boi da Amazônia: reabilitação, manejo, educação ambiental, etapa de semicativeiro, soltura e monitoramento.

Essa doação permitirá que a Ampa aumente o número de animais reabilitados, devolvidos à natureza e monitorados.

Sobre a AMPA

A Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) é conveniada ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e realiza atividades e  estudos científicos para conservação dos cinco mamíferos aquáticos da região amazônica:  peixe-boi (Trichechus inunguis), a lontra neotropical (Lontra longicaudis), a ariranha (Pteronura brasiliensis), o tucuxi (Sotalia fluviatilis) e o boto-vermelho (Inia geoffrensis).

Siga a Ampa nas redes sociais: @ampa_peixeboi