Vinte e um peixes-bois foram levados do Inpa para local de readaptação à natureza 

 A estimativa é que pelo menos doze peixes-bois, que já estão no semicativeiro, participem da etapa de soltura em meados de junho 

Fernanda Farias – Assessoria de comunicação  

Com os seis peixes-bois levados hoje, 8, do plantel do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), pela equipe da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), já são vinte e um peixes-bois que estão em lago seminatural para readaptação à natureza. 

 A translocação dos peixes-bois para o semicativeiro é uma das etapa mais importantes do projeto peixe-boi que recebe o apoio do SeaWorld. 

“O semicativeiro antecede a soltura dos animais aos rios da Amazônia para que eles possam se readaptar ao ambiente natural. Lá eles terão que ir atrás do alimento sozinhos, e podem conviver em um ambiente mais próximo ao natural”, explica a coordenadora do projeto, a pesquisadora do Inpa, Vera da Silva. 

 No mês de janeiro 12 peixes-bois foram levados para o semicativeiro na fazenda Santa Rosa, na comunidade do Caldeirão, em Iranduba, onde recebem alimentos naturais. 

 Parcerias e apoio 

A soltura dos peixes-bois da Amazônia é uma parceria da Ampa com o Laboratório dos Mamíferos Aquáticos do Inpa, conta com o apoio da Fazenda Santa Rosa e com o patrocínio do Fundo de Conservação do SeaWorld.  

 O Fundo de Conservação do SeaWorld realizou uma doação para apoiar todas as etapas para a conservação do peixe-boi da Amazônia, reabilitação, manejo, educação ambiental, etapa de semicativeiro, soltura e monitoramento.

 O investimento permitirá que a Ampa aumente o número de animais reabilitados, devolvidos e monitorados na natureza.

 O projeto peixe-boi da Amazônia já devolveu aos rios mais de 40 animais, desde 2018, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS)  Piagaçu-Purus.

Siga a AMPA nas redes sociais: @ampa_peixeboi

Assessoria de Comunicação

+55 92 9 92972663